CF Helena Besserman Vianna

Via Light s/n, n° - Rio das Pedras - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22753-043 | ☎ Telefone: (21) 3523-8574
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Danielle Cecato | CNES 789282-9 - ESF: 08 | ESB: 04

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 27 de abril de 2017

CHUPETA E MAMADEIRA? DAR? NÃO? CF HELENA RESPONDE!!

CHUPETA E MAMADEIRA? DAR? NÃO? CF HELENA RESPONDE!!


Quando o bebê é novinho, muitos acham que uso de mamadeira é praticamente automático, é prático, rápido, e conveniente. O problema é que a fase de necessidade de sucção do bebê passa, porém a chupeta e a mamadeira fica. Muitas crianças não sugam a chupeta, permanecem com ela na boca, às vezes de boca aberta, com acúmulo de saliva, mordendo-a ou até colocando seu êmbolo embaixo dos lábios. A mamadeira freqüentemente tem o furo aumentado e é oferecida à criança deitada, o que gera excessivo fluxo de leite. A criança, para bloqueá-lo, realiza um movimento de língua inverso do que seria um padrão adequado de sucção.


Essas situações podem contribuir para o desequilíbrio muscular e funcional da face. A musculatura pode tornar-se flácida, a posição dos dentes anteriores pode modificar-se, o palato (céu da boca) pode ficar mais estreito e profundo aparecendo dificuldade em manter a boca fechada, mastigação desordenada e até um padrão de fala com a língua entre as arcadas dentárias distorcendo os sons. Pesquisas mostram que tais efeitos prejudiciais dependem da duração, freqüência e intensidade do hábito. Os efeitos dependem do tipo de face da criança, ou seja, da direção de crescimento craniofacial (geneticamente determinada). Alguns tipos de face, como as mais longas e estreitas são mais suscetíveis às interferências negativas destes hábitos.


O uso de chupetas e mamadeiras no inicio da vida do bebê podem causar desmame precoce. Já o uso prolongado (em qualquer idade que seja introduzido) pode levar a deformações na cavidade oral e na face (estreitamento do palato, hipotonia de lingua e bochechas, apinhamento dentário, mudança no padrão respiratório). Uma vez que nos deparamos com essas alterações, temos que estar prepaparados para enfrentar desde possíveis correções ortodônticas, à alterações de fala e propensão à problemas de ordem alérgico-respiratória. O uso persistente de chupeta, mamadeira e sugar o dedo pode dificultar o desenvolvimento da fala infantil.


Ao sugar o seio materno, a criança estabelece o padrão adequado de respiração nasal e postura correta da língua. Os músculos envolvidos estão adequadamente estimulados, aumentando o tônus e promovendo a postura correta para futuramente exercer a função de mastigação. Por este motivo, procura-se enfatizar a amamentação materna como uma forma de prevenção a problemas futuros da criança, por proporcionar o preparo e o aprimoramento da condição neuromuscular das estruturas bucais, ou seja, desde respiração, deglutição e fala, até funções mais complexas.


O crescimento e desenvolvimento do crânio e da face tem o objetivo de conseguir um estado de equilíbrio estrutural e funcional entre todos os músculos e ossos envolvidos. O bebê, quando nasce, tem a mandíbula pequena e retraída, o que é chamado de retrognatismo. A cavidade bucal é pequena e assim, a língua se posiciona mais para frente, apoiando-se sobre a gengiva. Junto com o movimento muscular da amamentação, ocorre o desenvolvimento ósseo e crescimento anterior da mandíbula, assim, o retrognatismo mandibular que os bebês apresentam ao nascer deve ser corrigido até a época da erupção dos primeiros dentes de leite para que sua oclusão possa ser correta.


o leite materno é o melhor alimento do ponto de vista nutricional e ótimo reforço ao sistema imunológico do bebê contra doenças infecciosas e alérgicas, aumentando o número de anticorpos e previne doenças respiratórias e gastrointestinais, além preenche também as necessidades emocionais do bebê, fortalecendo o vínculo mãe-filho e enquanto se alimenta no seio materno, o bebê passa por sensações que já eram percebidas no útero, como ouvir os batimentos cardíacos e respiração da mãe, o que proporciona calma, bem-estar e carinho materno, muito importante para o desenvolvimento emociona.

A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DA BOQUINHA DOS NOSSOS BEBEZINHOS

A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DA BOQUINHA DOS NOSSOS BEBEZINHOS



Tão importante quanto o ato de amamentar o bebê recém-nascido, a limpeza da gengiva deve ser levada a sério para que a criança tenha uma vida mais saudável e crie o hábito da limpeza bucal no futuro. Com um ato simples, gaze enrolada no dedo, a mamãe pode realizar a limpeza e tirar os resíduos de leite materno da boca do bebê. A higienização deve ser feita após cada mamada para evitar o acúmulo de bactérias como é o caso do "sapinho". Além disso, quando crescer e precisar utilizar a escova de dente, a criança já estará acostumada com a rotina da limpeza bucal.

Usar o creme dental, entretanto, é uma prática ainda adotada por muitas mulheres, mas só pode ser usada quando a criança já tiver dentes, de preferência após a recomendação do dentista. A higienização correta deve ser feita com uma gaze, molhar em um copo de água mineral ou fervida (cuidado com a temperatura da água), e passar esse pano por dentro das bochechas, na gengiva e na língua da criança. O creme dental não é indicado porque contém alto teor de flúor, e pode causar a fluorose dental.

Assim como a limpeza da gengiva do bebê, a higiene dos mamilos é também importante para a saúde da criança. A mãe fica com o seio abafado e o leite deixa o local úmido. Isso pode fazer com que fungos cresçam, e esse desconforto pode ser passado ao bebê. Uma das doenças comuns neste caso é a cândida. 

A limpeza do mamilo deve ser feita da mesma forma que se faz com a boca do bebê: com uma gaze e água (sem sabão), ou a mãe também pode passar um soro no local. É preciso ressaltar, entretanto, que não se deve lavar o seio com sabão, porque acaba tirando a oleosidade e proteção natural da pele.



CF HELENA BESSERMAN VIANNA E SUA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Nº11

CF HELENA BESSERMAN VIANNA E SUA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Nº11



Charutinho caipira

Rendimento: 6 porções
Ingredientes
6 folhas de couve-manteiga grandes
Recheio
  • 200 g de carne moída magra
  • 1/2 cebola ralada
  • 1/2 lata de milho verde
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • colher (chá) de sal
Molho
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes (0% de gordura)
  • 1/2 xícara (chá) de purê de tomate
  • Salsa bem picada (opcional)
Preparo
Corte cada folha de couve ao meio e escalde-as em água fervente. Reserve.
Recheio
Misture todos os ingredientes. Coloque um pouco de recheio sobre cada metade das folhas de couve e enrole-as como um charuto.
Molho
Misture os ingredientes. Em uma panela, acomode os charutinhos, um ao lado do outro, e regue com o molho. Tampe a panela e leve ao fogo baixo por cerca de 30 minutos. Salpique a salsinha e sirva. 
Informações nutricionais
1 Porção = 2 Charutinhos = 110 G


ALUNOS DA ACADEMIA CARIOCA REALIZAM DOAÇÃO DE SANGUE NO HOSPITAL FEDERAL CARDOSO FONTES

ALUNOS DA ACADEMIA CARIOCA REALIZAM DOAÇÃO DE SANGUE NO HOSPITAL FEDERAL CARDOSO FONTES



Alunos da academia carioca da CF Helena Besserman Vianna realizaram doação de sangue no Hospital Cardoso Fontes

DOAÇÃO DE SANGUE = SOLIDARIEDADE + RESPONSABILIDADE+FIDELIDADE

Quem precisa de transfusão? Pessoas que sofrem acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas, queimaduras, necessitam realizar cirurgias e pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

Ter entre 16 e 69 anos ( o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessitam de autorização e presença dos pais ( pai ou mãe) ou responsavel legal, durante todo processo da doação de sangue)
Ser saudável
Pesar acima de 50kg
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior
Evitar alimentos gordurosos antes da doação
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
Apresentar um documento oficial com foto.



GRUPO DE HIPERDIA DA CF HELENA BESSERMAN VIANNA NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE RIO DAS PEDRAS

GRUPO DE HIPERDIA DA CF HELENA BESSERMAN VIANNA NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE RIO DAS PEDRAS




Você sabia que hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial? Doença silenciosa, a hipertensão pode ser prevenida e controlada com alguns hábitos simples. Reduzir o consumo de sal, praticar exercícios físicos com a supervisão de um profissional, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar são algumas medidas que podem te ajudar com este problema, além de garantir uma melhor qualidade de vida.

Sabia que na CF Helena Besserman Vianna teve atividade?
Para lembrar esta data o Educador Físico Eraldo da CF Helena Besserman Vianna esteve na Associação de Moradores de Rio das Pedras para realizar uma de Grupo de Hiperdia!!




DIA DO ORGULHO SUS

DIA DO ORGULHO SUS


Sabe aquela sensação de orgulho de si mesmo? Aquele sentimento de felicidade de poder fazer no seu dia a dia um bem para a sociedade? Aquela certeza de que o seu trabalho impacta positivamente a sua vida e a vida de outras pessoas ao seu redor? Então, é isso que pretende o Dia do Orgulho SUS que convida, cada 21 de março, a cidadãos e profissionais de saúde a se engajarem em ações que contribuam para a qualificação do sistema de saúde dos moradores do Rio de Janeiro.

A SMS comemora, no dia 21 de março, o Dia do Orgulho SUS. A data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, o Change Day. A campanha de mobilização, faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos sistemas de saúde e busca marcar o compromisso de cada um para tornar a saúde pública melhor.
Em comemoração a está data a CF Hlelna Besserman Vianna com o apoio do NASF e nossa Academia Carioca, onde o Educador Físico Eraldo e seus entusiasmados alunos representaram o que é ter orgulho do SUS, fazendo uma caminhada com o SUS pelas ruas da Comunidade de Rios das Pedras. 








Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
4,488,483 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
2.016 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Via Light s/n - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3523-8574