A CF Helena Besserman Vianna entende que a motivação e a escovação dental supervisionada são meios para inserir ou mudar hábitos de higiene bucal.
Pensando assim, o Dr. Eduardo Fellows e a TSB Jéssica realizaram na Equipe Maragogi ações educativas de prevenção à saúde bucal que são fundamentais para evitar as doenças odontológicas mais freqüentes, como a cárie, a doença periodontal e o câncer de boca.
O principal objetivo é que as ações de prevenção alcancem o maior número de pessoas possíveis.
Os pequenos sempre devem usar creme dental infantil, que tem ativos especiais para os dentes das crianças. A partir dos 5 anos, a medida de pasta deve ser equivalente a um grão de ervilha.
Ainda na infância, deve-se ensinar que não basta esfregar a escova de qualquer jeito sobre os dentes. Na frente, os movimentos devem ser circulares. Depois, a escova deve agir com uma vassourinha, partindo da gengiva em direção à ponta dos dentes.
Por fim, a escova deve passar como um trenzinho por todos os dentes, principalmente os bem do fundo. O movimento de vai e vem precisa ser feito na parte externa, interna e superior de toda a arcada dentária.
Por fim, a escova deve remover as impurezas que se alojam na língua e nas bochechas. Ainda é preciso introduzir o hábito de usar o fio dental, que deve ser diário em todas as fases da vida.
0 comentários:
Postar um comentário