quarta-feira, 30 de novembro de 2016
A Clínica da Família Helena Besserman Vianna convida à todos de Rio das Pedras, Itanhangá e adjacências promove entre os dias 1º e 3 de dezembro a Campanha “Teste, trate, viva melhor”. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização de exames de HIV e sífilis e marcar o Dia Mundial da Luta contra a Aids - 1º de dezembro, vale lembrar que não é necessário jejum para a coleta dos exames. Os moradores que desejarem se submeter a estes exames poderão comparecer na unidade entre os dias 1° e 2 de dezembro, das 8 às 16 horas, e no sábado dia 3, das 8 às 12 horas.
IMPORTANTE:
PORTARIA nº 151, DE 14 DE OUTUBRO DE 2009 - É obrigatória a solicitação de um documento oficial de identificação do indivíduo que será submetido à coleta. Esse documento deve ser conferido, tanto no momento do registro no serviço de saúde, quanto no momento da coleta da amostra.
domingo, 27 de novembro de 2016
CF HELENA BESSERMAN VIANNA E SUA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Nº6
Salmão com molho de manga
Rendimento: 8 porções
Ingredientes
1 kg de file de salmão (em peça)
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 kg de file de salmão (em peça)
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de vinho branco
Molho
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 rama de canela
1 aniz estrelado
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
1 manga picada
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 rama de canela
1 aniz estrelado
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
1 manga picada
Preparo
Tempere o peixe com o alho, o sal e o vinho e coloque em uma assadeira. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Tempere o peixe com o alho, o sal e o vinho e coloque em uma assadeira. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Molho - Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por cerca de 10 minutos. Retire as especiarias e bata no liquidificador.
Montagem - Retire o peixe do forno e sirva com o molho de manga. Enfeite com fatias de manga e sirva na hora.
Informações nutricionais
1 Porção = 1 pedaço = 140 g
Calorias 138
Proteínas 22,5 g
Gorduras totais 4 g
Carboidratos 3,1 g
Fibras 0,5 g
Sódio 231 mg
Gorduras saturadas 0,9 g
Colesterol 59 mg
1 Porção = 1 pedaço = 140 g
Calorias 138
Proteínas 22,5 g
Gorduras totais 4 g
Carboidratos 3,1 g
Fibras 0,5 g
Sódio 231 mg
Gorduras saturadas 0,9 g
Colesterol 59 mg
Equivalência da porção: 01 porção de 80g aves (Perú, Chester, Frango) ou carne vermelha
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
HELENA COMEMORA AS CULTURAS E IDEIAS DE NOSSO BRASIL - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A CF Helena Besserman Vianna entende que todas as culturas devem ser divulgadas e valorizadas, e como vivemos em um país multicultural nada mais justo do que comemorar o Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro
Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
HELENA CONVOCA VENHA PARTICIPAR DO MOVIMENTO PERMANENTE DE NOVEMBRO A NOVEMBRO AZUL!!
A CF HELENA BESSERMAN VIANNA APOIA ESSE IMPORTANTE MOVIMENTO E FAZ QUESTÃO DE DIVULGAR TODO ESSE MÊS DE NOVEMBRO A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DOS EXAMES, ALEM DE LEMBRAR AOS HOMENS DE CUIDAR MELHOR DE SUA SAÚDE.
Após os 50 anos, 1 em cada 6 homens terá câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Mas, diferente de 40 anos atrás, quando a doença tinha um tratamento complicado e o preconceito era grande, não dá mais para você ficar se escondendo dos exames e dar chance para o mal. Para isto que foi criado o Novembro Azul (Movember), incentivando e orientando o homem sobre a necessidade de conversar sobre a saúde masculina.
O câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais frequente no sexo masculino e os principais fatores de risco são a idade elevada e o histórico familiar presente (neste caso, o risco chega a ser 5 vezes maior para pessoas com até 3 familiares com câncer de próstata). Homens negros têm uma taxa maior em relação a homens brancos ou asiáticos, mas sabe-se que os hábitos ocidentais de vida também aumentam o risco.
QUANDO VOCÊ PRECISA COMEÇAR A SE CUIDAR?
Os exames devem iniciar-se aos 50 anos de idade. Pessoas com histórico familiar presente e negros devem iniciar seus exames de screening aos 45 anos de idade.
O EXAME DE TOQUE AINDA É NECESSÁRIO?
O exame de toque retal ainda é necessário pois pode detectar lesões precoces na próstata que nenhum exame de imagem com as tecnologias atuais seria capaz de diagnosticar. Desta forma, ele faz parte de todas as avaliações. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, o exame de toque é muito pouco incômodo e extremamente rápido.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?
O câncer de próstata em suas fases iniciais não causa sintomas nem apresenta sinais. A introdução na prática clínica na década de 90 do exame laboratorial sanguíneo do PSA em conjunto com o exame de toque retal, trouxe a possibilidade de diagnosticar lesões malignas enquanto ainda localizadas na próstata, o que permite, na maioria das vezes, tratamento curativo.
COMO EVITAR?
Ainda não há forma concreta de se evitar o câncer de próstata. Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. Existem algumas estratégias de prevenção com uso de medicamentos inibidores da 5-alfa-redutase, estatinas, anti-inflamatórios e moduladores de receptores seletivos de estrógenos, ou dietéticas pelo uso de carotenóides, retinóides, vitamina D, vitamina E, cálcio e selênio. Mas, não se comprovaram como 100% eficientes em estudos científicos.
TRATAMENTOS PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA:
A forma de tratamento adequada vai depender de cada caso; da idade do paciente, da expectativa média de vida, do estadiamento da doença (se localizada ou avançada) e principalmente da escolha do paciente frente às opções possíveis. Para doenças que estão ainda apenas na próstata, existem 3 tipos de tratamento (que são usados isolados ou em associação), que têm o objetivo de tentar curar o paciente. São eles a cirurgia, a radioterapia (radiação aplicada externamente) e a braquiterapia (que consiste na colocação se sementes radioativas no local da próstata). Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Para pacientes mais idosos e tumores menos agressivos, pode-se também acompanhar o paciente rigorosamente e tratar apenas se o tumor mostrar sinais de alteração em sua agressividade. A decisão da melhor forma de tratamento deve ser tomada em conjunto entre o médico, o paciente e a sua família. Nos casos avançados, onde a doença já “se espalhou” pelo corpo do paciente, também existem tratamentos, embora não sejam mais curativos, mas que podem controlar a doença, como o bloqueio hormonal (trata-se de bloquear a produção de testosterona, o hormônio masculino, que faz o câncer se desenvolver) ou a quimioterapia em alguns casos.
HELENA TAMBÉM AJUDA A CONSCIENTIZAR OS CUIDADOS COM O SEU MEIO AMBIENTE!!!
Lixo!
Palavra bem pequena não é mesmo? Mas que tem importância!
Sim isso mesmo, importância!
Produzimos muito lixo, de todos os tipos e de tudo o que consumimos e somos mais do que responsáveis por ele, mas algumas pessoas ainda não se deram conta disso.
Sustentabilidade! Palavra muito usada hoje em dia, e ela tem tudo a ver com o lixo.
Estudos recentes mostram que se não tomarmos as devidas providências em relação ao lixo que produzimos em pouco tempo não haverá lugar suficiente para armazená-lo.
Do ponto de vista ecológico, a reciclagem é o processo mais eficiente e ecologicamente responsável no trato de plástico, vidro, metal, papel e papelão. Ao reciclar, poupa-se a produção de materiais que demandariam uma grande extração de matérias-primas da natureza, além de evitar-se a necessidade de aterros e lixões. Há também grande economia de energia e água, que seriam usados na produção de novos produtos. Quem também sai ganhando é a sociedade, já que o processo é um forte gerador de empregos, movimenta uma economia considerável, combinando responsabilidade social e ecológica.
Para o meio ambiente é indispensável que comecemos a ter uma mente mais sustentável em relação ao lixo que produzimos, podemos diminuir a quantidade de lixo produzido e ajudar a tirá-lo do meio ambiente através da reciclagem.
VOCÊ
MORADOR DE RIO DAS PEDRAS, ITANHANGÁ E ADJACÊNCIAS!!
ESTÁ FAZENDO À SUA PARTE?
domingo, 13 de novembro de 2016
HELENA E SEUS GRUPOS: A EQUIPE GENIPABU ESTREOU COM UM GRUPO SUPER CONCORRIDO!!!!
A utilização da dinâmica de Promoção de Saúde em grupo representa um excelente recurso - para um amplo leque de aplicações, tanto na saúde física e mental, como também nos múltiplos aspectos da cultura e numa diversidade de outros campos humanísticos.
Nesta quinta-feira dia 10/11, foi demonstrado qual a importância da utilização de grupos na Promoção de Saúde, onde no CCI estreou em grande estilo uma de nossas novas ESF, a Equipe Genipabu, cujo palestrante Enf. Geise, que com toda sua competência procurou focar em questões saúde para os usuários presentes e a mudança de Hábitos de Vida com a inclusão da Alimentação Saudável no tratamento coadjuvante das doenças, com uma excelente presença de nossos usuários portadores de doenças crônicas muitas dúvidas foram sanadas e novos conceitos de vida foram amplamente debatidos. Também tivemos uma degustação de um cardápio diet preparado pela nossa competente ASB Rejane, além da presença de nossos importantes e indispensáveis ACS Júnior, ACS Rosy, ACS Jaíra e ACS Elizandra que proporcionaram humanização e acolhimento à todos os usuários presentes.