segunda-feira, 10 de outubro de 2016

HELENA RESPONDE: MEU FILHO BATEU COM O DENTE? E AGORA?


A Equipe de Saúde Bucal da CF helena Bessernan Vianna, traz um assunto muito importante para os papais e mamães de Rio das Pedras, Itanhangá e Anil, que diz respeito as QUEDAS de crianças! 

As quedas envolvendo crianças são frequentes, principalmente entre o primeiro e terceiro ano de idade, quando estão aprendendo a andar, e nestas horas é comum a criança bater a cabeça no chão, na cabeça de um coleguinha ou em algum móvel.

Muitas vezes essa queda está acompanhada de choro, pais assustados e o pior de tudo – muito sangue.

O que fazer nessas horas?

A boca é um local ricamente vascularizado e a mucosa é fina, por isso é normal sangrar – não se assuste.

Primeiro de tudo, mantenha a calma para não assustar mais a criança e tente limpar o local com gaze umedecida com soro ou água filtrada, assim poderá observar melhor os danos causados pela queda.

Compressa com água gelada, ou até mesmo um sorvete, pode ajudar a parar o sangramento e aliviar a dor no local da batida, acalmando seu filhote.

Assim que possível, tente verificar a extensão do dano, por exemplo: gengiva inchada, dentes posicionados nos devidos lugares ou se há inclinação diferente em algum deles, se tem mobilidade ou se está faltando algum dente.

Se estiver faltando algum dente o que fazer?

Evite mamadeiras e chupetas, pois podem agravar os danos aos dentes e gengivas.

Procure o dentista imediatamente da Equipe de Saúde Bucal da CF Helena Besserman Vianna o mais rápido possível, de preferência até 30 minutos após o acidente, para fazer o acompanhamento clínico e radiográfico, tanto do dente de leite quanto do permanente. 

Dentes de leite também devem ser reimplantados após avulsão?

O reimplante de dentes de leite é contra-indicado, pois o prognóstico de sucesso é pobre. Além disso, há o risco de traumatizar o dente permanente sucessor.


Quais as recomendações para um paciente que teve um dente reimplantado?

O paciente não deverá morder diretamente com o dente reimplantado por 3 a 4 semanas após o traumatismo e depois ir voltando gradualmente à função normal.
Deve manter boa higiene horal, escovando e passando o fio dental normalmente, e fazer bochecho com água e sal ou solução anti-séptica.
O tratamento de canal deve ser iniciado de preferência 1 semana após o trauma - existem casos de revitalização do dente, mas as chances são remotas e a proporção custo/benefício para o paciente em relação às reações adversas, favorecem o tratamento de canal o quanto antes.

Administração de antibiótico e de vacina antitetânica, caso 5 anos tenham se passado desde a última vacinação.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Via Light s/n - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3523-8574