quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

HELENA E SEUS GRUPOS: GRUPO DA EQUIPE CARNEIRO FOI UM SUCESSO!!!




A utilização da dinâmica de Promoção de Saúde em grupo representa um excelente recurso - para um amplo leque de aplicações, tanto na saúde física e mental, como também nos múltiplos aspectos da cultura e numa diversidade de outros campos humanísticos.

Nesta quarta-feira dia 18/01, foi demonstrado qual a importância da utilização de grupos na Promoção de Saúde, onde no CCI foi realizado Grupo da Equipe Carneiro, cujo os palestrantes Dr. Richardson Dentista da ESB e a Enfermeira Michelle, procuraram falar sobre doenças de pele que impedem a utilização de áreas de piscina tão procuradas neste Verão Carioca além de aproveitarem para abordarem também um tema super importante que foia "Hanseníase – como reconhecer, curar e prevenir" aproveitando o mês de comemoração do dia Mundial de Combate a Hanseníase, também tivemos uma degustação de pipoca preparada pela nossa promoter ASB Rejane, além  da presença da Dra. Juliana Médica da ESF, que após a palestra atendeu a à todos com muita humanização e acolhimento.




O contato do banhista com uma água mal tratada pode acarretar algumas infecções transmitidas por bactérias que se aproveitam da falta de cloro para se proliferarem. Das doenças que se pode pegar na piscina, as mais conhecidas são as infecções da epiderme, como micose ou furúnculos, mas infecções auditivas, oculares e intestinais também são muito comuns. Vamos listar algumas destas infecções transmitidas na piscina e alguns de seus sintomas característicos…

Infecções transmissíveis na piscina

Hepatite A Infecção que ataca o fígado, causada pelo vírus HAV. Alguns dois seus principais sintomas são: febres altas, dores abdominais, náuseas, diarreias e o amarelamento da pele.

Diarreia Doença que provoca o aumento de evacuações diárias, dando consequência à desidratação do corpo.

Micoses Podem ser superficiais (manchas pela pele) ou profundas, caracterizadas pela infecção dentro da pele, podendo infectar os órgãos e a corrente sanguínea.

 Otite Inflamação no ouvido e na orelha externa, caracterizada pela forte coceira e dores.

Conjuntivite Infecção no globo ocular, apresentando características básicas como a vermelhidão nos olhos, inchaço (edema) do olho ou pálpebra, além de dores de cabeça e, em alguns casos, febres e dores de garganta.

Como sempre: a nossa recomendação é que você conte com uma empresa especializada em limpeza e tratamento de piscinas para cuidar da sua.
É fácil perceber que o prejuízo de uma piscina mal tratada supera e muito o valor gasto para contratar uma empresa para limpar sua piscina.
Fique esperto e não deixe sua piscina abandonada!
















HANSENÍASE

Causa da doença 

A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.

Transmissão 

Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Sintomas da hanseníase

Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento 

A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

Prevenção 

Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.











0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Via Light s/n - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3523-8574