sexta-feira, 21 de outubro de 2016

HELENA RESPONDE: ENTENDA O QUE É A CLÍNICA DA FAMÍLIA?


A estratégia Saúde da Família é o modelo de Atenção Primária à Saúde definido pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro para oferecer serviços fundamentais de saúde à população carioca.

       O trabalho é realizado por equipes multiprofissionais que atuam nos Centros Municipais de Saúde (CMS) ou em Clínicas da Família (CF).

A estratégia Saúde da Família deve ser a porta de entrada prioritária do cidadão no sistema de saúde do município.
       Está inserida em uma rede de atenção à saúde e tem por finalidade oferecer o primeiro contato às pessoas quando procuram o serviço de saúde. 
        Como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde, tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.






          “Antes era um grande sacrifício conseguir atendimento com o médico ou com a enfermeira. Eu ia ao Posto de Saúde, enfrentava uma fila enorme para agendar a consulta. Na consulta, se o médico solicitasse um exame, era mais uma longa espera. Hoje é diferente. Sei que posso contar com o pessoal na unidade e quando não posso ir lá, eles vêm aqui em casa me consultar. Então, fica mais fácil eu controlar, além é claro das nossas boas conversas , que nos ajudam a viver melhor”.
     
      





A organização do trabalho das equipes de saúde da família preza por princípios de cidadania. Espaços como as reuniões abertas de Colegiado Gestor Local permitem ao SUS efetivar a democracia pela inclusão de novos sujeitos sociais, com direitos e deveres e não como recebedor passivo de benefícios do Estado. A participação efetiva nos debates junto a sua equipe de referência permite ao cidadão planejar ações e fiscalizar as políticas desenvolvidas pela saúde pública carioca, conferindo-lhe legitimidade e transparência.



Promoção da saúde

        É uma das estratégias de produção de saúde, um modo de pensar e de operar que, articulado às demais estratégias e políticas do SUS, contribui para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde. Produzir saúde por meio da perspectiva da promoção da saúde significa comprometer-se com sujeitos e coletividades que expressem crescente autonomia, crescente capacidade para gerenciar satisfatoriamente os limites e os riscos impostos pela doença, pela constituição genética e pelo contexto sócio-político-econômico-cultural, enfim pela vida. 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Via Light s/n - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3523-8574