quinta-feira, 29 de junho de 2017

A CF HELENA BESSERMAN VIANNA ALERTA A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER APÓS AS ENCHENTES!!


A CF Helena Besserman Vianna orienta a todos os profissionais de saúde sobre a que precisamos estar atentos:
 Notificar imediatamente todo caso suspeito de doença/acidente, conforme Portaria Ministerial nº 204 de 17/02/2016 que define a lista de notificação compulsória;
 Manter vigilância ativa para identificação oportuna de casos suspeitos;
 Divulgar ações de proteção entre a população vulnerável.

Leptospirose 

É a doença de maior preocupação nesses períodos. Todo o indivíduo que entrar em contato com a água ou lama das enchentes está sujeito a se infectar e manifestar sintomas da doença em até 30 dias a partir do contato, em média entre 5 a 14 dias. Não há indicação técnica para a realização da quimioprofilaxia (QP) como medida de saúde pública.

Tétano acidental 

Doença grave causada por uma bactéria que pode estar presente em objetos de metal, de madeira, de vidro ou mesmo no solo. Pessoas podem adoecer quando, acidentalmente, sofrem lesões na pele (ferimentos, cortes, perfurações) por objetos deixados no ambiente e contaminados pela bactéria. A melhor e mais segura forma de prevenção é a vacina contra o tétano, disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Caso o indivíduo desconheça ou tenha dúvidas com relação ao seu histórico vacinal, orientar comparecimento ao serviço de saúde mais próximo.

Acidentes por animais peçonhentos (Cobras, aranhas e escorpiões) 

Caso encontre algum animal peçonhento, entrar em contato com o 1746 (Central de Atendimento ao Cidadão) para comunicar e solicitar a retirada do animal. Em caso de acidentes:
 Lavar o local da picada de preferência com água e sabão.
 Tranquilizar o indivíduo e manter o membro acometido elevado para evitar a absorção do veneno.
 Não usar torniquetes (garrotes), incisões ou passar substâncias (folhas, pó de café, couro da cobra, outras) no local da picada e não tentar extrair o veneno. Essas medidas interferem negativamente aumentando a chance de complicações como infecções, necrose e até mesmo amputação do membro.  Nenhum remédio caseiro substitui o atendimento, encaminhar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.
 Quanto mais rápido o tratamento for instituído melhor o prognóstico.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Via Light s/n - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3523-8574