Para quem entrou no mundo da maternidade há pouco com a notícia da gravidez pode nem imaginar ainda como é a sensação de amamentar! Mas a dúvida de como amamentar corretamente ainda paira sobre as mamães de primeira viagem ou até mesmo aquelas que são veteranas. Cada bebê é único e a pega inicial da mama pode se tornar algo incerto e com algumas dificuldades inicialmente. Na verdade não há segredo em como amamentar, uma boa orientação pode fazer com que toda essa novidade seja muito mais fácil de acontecer e vai fluir com certeza. Como amamentar corretamente um bebê nos primeiros dias?
A maternidade certamente irá destinar uma enfermeira ou profissional de fonoaudiologia para ajudar nessa primeira fase. A pega do seio pelo bebê é fundamental para a vinda do leite ou inicialmente na amamentação o colostro. Esse colostro é riquíssimo em anticorpos, uma verdadeira vacina natural que o corpo da mãe proporciona ao bebê.
Apesar do colostro não ser rico em gordura, ele verdade é uma “aguinha” muito importante para o bebê pois ajuda a prevenir doenças ainda nos primeiros dias de vida. Essa aguinha rica em anticorpos que vem em primeiro instante no seio da após o parto. O colostro desce pela estimulação da prolactina, hormônio responsável pela amamentação no corpo da mulher assim que a mulher dá a luz e pode até parecer insuficiente nos primeiros dois dias após o parto pois o bebê fica pedindo peito o tempo todo parecendo não estar satisfeito, mas insistir é fundamental para estimular que o leite desça mais rapidamente. Mamar todo o colostro é muito importante para o bebê, nunca se esqueça disso. Evitar fórmulas nessa fase é o melhor segredo. O aconselhado pela Organização mundial de saúde é amamentação exclusiva em livre demanda!

Como amamentar corretamente?

Existem algumas posições que podem facilitar e muito a pega e a amamentação tanto inicial como para quem tem um tempo de estrada mas ainda se vê com dificuldades. A melhor e mais usada posição para que o bebê se alimente corretamente é a de frente para o seio com a barriguinha na barriga da mamãe, a famosa posição olho no olho. Quanto mais juntinhos melhor é amamentar e nessa posição em especial o bebê pode sentir e ouvir os batimentos cardíacos da mamãe, o que era o seu som predileto intra útero.
Uma posição inusitada mas muito eficaz para amamentar é a invertida, posição ideal para quem tem seios muito cheios e leite empedrando (mama ingurgitada). Segura-se o bebê como se fosse lavar a cabecinha, uma nova posição ensinada nas maternidades. Nessa hora o braço esquerdo segura o bebê para alimentá-lo com o seio esquerdo e o direito para o seio direito.
posição elevada, a da cavalinho é ideal para bebês que tem refluxo, pode ser usada com bebês de todas as idades. Coloca-se o bebê sentado na perna da mamãe como se fosse andar a cavalo realmente, assim ele fica elevado espantando o sono e facilitando a descida do leite para o estômago. Escolha a melhor posição para amamentar sempre lembrando que amamentar deitada também é uma opção, o mito em torno da otite foi derrubada comprovadamente então aproveite. Muito cuidado com essa posição para não deixar o seio tapando o nariz do bebê evitando falta de ar.
Uma ótima dica para todas as posições é o suporte aos braços, forçar o braço elevando o bebê pode causar dores as mamães então, quanto mais apoio os braços tiverem e descansados em cima de alguma almofada ou suporte para amamentação adequado melhor. Uma boa dica é a almofada de amamentação e um local em que a mamãe possa encostar com firmeza principalmente nos primeiros dias após o parto. A pega do bico é a mais complexa para quem busca receitas de como amamentar corretamente. O bebê deve pegar o bico certinho para que aproveite mais a mamada com o esforço que fará sugando e também estimule mais a descida do leite.
como amamentar corretamente 1
Amamentar deitada deixou de ser um mito, não causa otite no bebê
O bico do seio e auréola deve estar por inteiro dentro da boca do bebê. O bebê deve abrir a boca por inteiro para pegar a mama. Assim que o bebê abrir a boca a mãe deve puxar com delicadeza a cabecinha contra o seio para auxiliar na pega da auréola. Quanto mais auréola ele pegar melhor a mamada. A mama deve ser oferecida uma de cada vez por mamada ou se o bebê for do tipo faminto, as duas podem ser oferecidas, com o cuidado de se certificar que a mama está completamente vazia, pois no leite inferior a mama que é o que faz o bebê ficar satisfeito. O leite inicial mata a sede, mas o que alimenta realmente e faz o bebê engordar é o leite do inferior da mama que contém a gordura saudável do leite materno.
Retirar a o bico da boca do bebê também existe uma técnica para que a mamãe não se machuque. Basta colocar o dedo mindinho na boca do bebê e puxar delicadamente. Nunca puxe a mama sem essa ajuda, você poderá machucar e até rachar o seio e acredite, doí muito. Para ajudar a adaptação da amamentação, pessoas que buscam lições de como amamentar, devem se preparar mesmo antes do nascimento. Na gravidez uma boa esponja vegetal pode auxiliar para deixar os seios calejados para evitar rachaduras. Basta usa-la na mama durante o banho todos os dias. Pomadas a base de lanolina também são uma boa pedida. Fale com seu médico sobre qual a mais indicada. Essas pomadas são perfeitas pois nem precisam de ser retiradas na hora da amamentação e ajudam na cicatrização das feridinhas dos primeiros dias.
Para quem não sabe como amamentar o melhor sinal de que a pega foi correta para a mamada são os goles que o bebê dá no seio, o bebê não deve pegar somente o bico e uma pega correta promete não machucar o seio da mamãe. Não há sensação nem som melhor do que ouvir o seu pequeno se alimentando da vida que a mãe pode dar, leite materno!